Fazer-backup

Fazer Backup

De maneira simples, automática e grátis

Situação horrível, ocasião triste e ainda vem aquele técnico e pergunta: A Sra. tem backup? E aí o mundo se abre aos seus pés e você percebe que não tem. Porque realmente backup é chato, é uma coisa difícil e complicada e dá trabalho.
Hoje em dia é difícil ficar nessa situação porque, afinal, mesmo que você não tenha um dispositivo de armazenamento externo tipo HD, pen drive, CD, etc. ainda assim tem a famosa nuvem.  O que é a nuvem? A nuvem é um lugar em que você dispõe de espaço limitado mas gratuito e onde suas coisas podem ser armazenadas e recuperadas sempre que você precisar.
Nessas instruções vou tentar te dar trabalho apenas uma vez. Fazendo isso uma vez no seu PC ou Mac você pode se despreocupar para o resto dos dias (ou até encher a nuvem / cloud).  Vamos usar como nuvem / cloud o Google Drive e como ferramenta a própria do Google Drive chamada de Backup e Sincronização.
Infelizmente minha máquina é em inglês e as telas estarão em inglês. Mas, mesmo assim, é possível seguir o passo a passo com as imagens.

Como fazer?

Passo 1: Se você não tem uma conta no Google (gmail) é hora de criar uma porque vai precisar dela para se conectar.  Mas, lembre-se, se você tem um telefone android já deve ter uma conta gmail. É necessário apenas saber a sua conta e sua SENHA.

Passo 2: Baixar o programa do site https://www.google.com/drive/

Prestar atenção onde o programa está sendo salvo para poder executar o arquivo que foi baixado. Vá até o diretório (local) onde você salvou o arquivo que baixou e execute. Siga as imagens:

Uma vez instalado, feche todas as janelas abertas porque a janela da próxima imagem deve estar aberta ao fundo.

Agora você tem que escolher quais diretórios (pastas) do seu computador você quer que tenham o backup automático. Já vem escolhidas a área de trabalho, a sua pasta de documentos e suas fotos. Eu aconselho desmarcar os que estão marcados e ir para o Choose folder / Escolher pasta e escolher apenas suas pastas importantes. Porque cada vez que você alterar alguma coisa ele vai sincronizar e quanto mais coisas forem escolhidas mais sua máquina ficará lenta. Mesmo que você não escolha suas fotos ainda assim escolha a opção High quality (seta vermelha) para que o Google otimize as fotos e não imponha limite de tamanho.

Nesse ponto você tem que escolher qual diretório do seu Google Drive você deseja sincronizar com a sua máquina. Toda vez que você entrar no Google Drive e alterar algum arquivo nesse diretório ele vai ser atualizado também na sua máquina. Se você não precisa disso, desmarque a primeira caixinha marcada.

Fazer-backup-15

 

Pressione Start / Iniciar e seu micro vai estar como na figura abaixo. Serão acrescentados os ícones destacados na tela e mais o símbolo da seta vermelha na sua barra de ferramentas.

Fazer-backup-16

Caso você queira pausar a sincronização temporariamente, mudar as configurações ou sair do programa basta clicar na nuvenzinha que ficou na barra de ferramentas.

Dentro do Google Drive seu backup (seus arquivos) ficará em Computadores.

Fazer-backup-20

E já está pronto. Tudo o que você colocar no diretório que você escolheu do micro ficará a salvo na nuvem. Lembre-se, essa não é uma ferramenta de backup e restore. É apenas uma ferramenta automática, fácil e gratuita de backup. Ou seja, se o seu computador quebrar tudo que você sincronizou estará no Google Drive (nada se perderá) mas você terá que entrar nele e fazer o download na máquina nova.

Att.: Se você estiver trabalhando em algum arquivo e a sincronização tornar seu micro lento, vá naquele símbolo de nuvem, na barra de ferramentas à direita, clique com o botão direito do mouse, escolhe Pausa. Depois quando terminar é só fazer o mesmo e escolher Retomar.

Compartilhe:
www.000webhost.com